“Negligência dos pais leva crianças às ruas”

 

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O governador do Cuanza-Norte afirmou que a negligência dos pais faz com que muitas crianças parem nas ruas, tornando-as vulneráveis, comprometendo o seu futuro e pondo em risco as suas vidas.

João Diogo Gaspar, que falava, terça-feira, em Ndalatando, por ocasião do Dia do Pai, acrescentou que a despreocupação com a vida dos filhos põe em causa o amor paternal.

Na relação entre pais e filhos, sublinhou, estimula-se o desenvolvimento físico, emocional, psicológico e social da criança.

“É tarefa do pai fazer compreender ao filho que a vida não é só feita de momentos de aconchego, mas, também, de trabalho, acompanhado,  algumas vezes, por conflitos, fracassos, ganhos e perdas”, explicou, acrescentando que “compete ao pai ensinar os limites da vida e transmitir valores éticos e morais, que serão alicerces da personalidade da criança”.

Segundo o governante, no quadro das políticas do Executivo, orientadas para o reforço da intervenção das famílias na vida social e económica do país, tem-se trabalhado na criação de condições que permitem aos pais assumir cabalmente as suas responsabilidades, fundamentalmente no que se refere ao dever de sustento, guarda, convivência, assistência material e moral, bem como à educação dos filhos.

João Gaspar deu a conhecer que, no domínio social, a nível local, está em curso a implementação de vários projectos habitacionais, para garantir a muitos pais a possibilidade da realização do sonho da casa própria e satisfazer as necessidades familiares, reforçando o seu papel de provedor.

“A promoção de actos para a existência de pais responsáveis na sociedade não é uma tarefa exclusiva do Estado” disse o governador, que defendeu a intervenção de todas as forças vivas da província neste processo, com particular destaque para as escolas, igrejas, autoridades tradicionais, forças políticas, castrenses e demais sectores da sociedade.

Fonte: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/negligencia-dos-pais-leva-criancas-as-ruas/